logo RCN
Imagem principal

CCJ acata projeto que cria programa de apoio à saúde mental nas escolas

  • Bruno Collaço / AGÊNCIA AL - A Comissão de Constituição e Justiça é presidida pelo deputado Pepê Collaço (PP).

Proposta prevê ações para bem-estar emocional de estudantes e foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Alesc

Apoio à saúde mental nas escolas públicas

Promover o bem-estar emocional e a prevenção de transtornos mentais entre os estudantes catarinenses. Esta é a proposta do Projeto de Lei (PL) 200/2025, que trata da criação de um programa estadual de apoio à saúde mental nas escolas da rede pública de ensino de Santa Catarina. A proposição contou com parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na manhã desta terça-feira (1º).

De autoria da deputada Paulinha (Podemos), o projeto tem como diretrizes o oferecimento dos serviços de apoio psicológico nas escolas, o incentivo da participação da família no cuidado da saúde mental e a criação de grupos de apoio e atividades terapêuticas que promovam o diálogo com os estudantes em situação de vulnerabilidade emocional.

Conforme o texto, o programa será financiado com recursos provenientes do orçamento estadual, convênios firmados com instituições privadas e públicas e recursos obtidos por meio de campanhas de arrecadação.

Em seus votos, os integrantes do colegiado seguiram o entendimento apresentado pelo relator, deputado Mauro De Nadal (MDB), de que a proposição “limita-se a criar política pública de apoio à saúde mental nas escolas da rede pública estadual”, não interferindo, propriamente, na “organização administrativa da rede de ensino”, que configuraria inconstitucionalidade.

Ele também apresentou emenda substitutiva global para adequação à técnica legislativa, tornando o texto apto a seguir tramitando nas demais comissões: de Finanças e Tributaçãode Trabalho, Administração e Serviço Públicode Saúde; e de Educação.

Novas semanas estaduais

A CCJ votou pela admissibilidade de dois projetos voltados à instituição de novas semanas estaduais.

PL 174/2025, de iniciativa do deputado Fernando Krelling (MDB), dispõe sobre a Semana Estadual de Conscientização para o Enfrentamento da Dor Crônica, a ser lembrada, anualmente, na terceira semana do mês de outubro.

O projeto prevê que durante o período sejam realizadas atividades para a disseminação de conhecimentos acerca desta condição, como fatores de risco, sintomas, métodos de diagnóstico e tratamentos disponíveis; bem como sobre a importância da elaboração de políticas públicas destinadas a apoiar os indivíduos afetados.

No parecer aprovado, o relator, deputado Mauro De Nadal, afirmou que a proposição enquadra-se na Lei 18531/2022, que disciplina a consolidação das datas comemorativas no estado. Desta forma, o projeto segue para a análise da Comissão de Saúde.

Já o PL 54/2025, de autoria do deputado Fabiano da Luz (PT), trata da Semana Estadual de Homenagem às Religiões de Matriz Africana, a ser celebrada entre os dias 21 e 27 de janeiro.

Entre os objetivos visados com a mobilização estão o respeito e a valorização das religiões de matriz africana; o combate à intolerância religiosa e o racismo; a difusão do conhecimento sobre a história, os rituais e os valores das religiões afro-brasileiras; e a realização de atividades culturais, educativas e religiosas em homenagem às tradições africanas.

O Relator, deputado Rodrigo Minotto (PDT), argumentou pela adequação da proposta à ordem constitucional vigente. Ele apresentou, entretanto, uma emenda substitutiva global para suprimir o artigo 3º do texto, tido como inconstitucional por prever a criação de novas atribuições ao Poder Executivo.

O projeto agora segue para as comissões de Direitos Humanos e Família; de Educação e Cultura; e de Proteção, Defesa e Bem-Estar Animal.

Outros projetos aprovados

Ainda durante a reunião, foram acatados três projetos que concedem denominação adjetiva a municípios, e três projetos que instituem novas datas comemorativas:

Projetos de denominação adjetiva a municípios:

Projetos que instituem datas comemorativas:


Parlamento lança nova etapa de campanha institucional sobre as bancadas regionais Anterior

Parlamento lança nova etapa de campanha institucional sobre as bancadas regionais

Participantes de audiência pedem fim da obrigatoriedade da vacinação contra Covid Próximo

Participantes de audiência pedem fim da obrigatoriedade da vacinação contra Covid

Deixe seu comentário