Novos voos nos aeroportos de Chapecó e Correia Pinto têm horários definidos |

Prefeitos discutem readequação do Programa Estrada Boa Rural para Serra Catarinense
Lançado pelo governador Jorginho Mello no início de julho, o programa Estrada Boa Rural foi pauta na assembleia dos prefeitos da Amures, na manhã dessa quinta-feira (31). A reunião na sala plenária da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), serviuc também para tratar de diversos assuntos relacionados a infraestrutura, saúde e educação.
O que propõe os prefeitos, são readequações no programa considerando que a Serra Catarinense possui a maior extensão de rodovias não pavimentada de Santa Catarina e uma geologia diferenciada em relação às demais regiões. Um ofício foi enviado pela Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam) ao governo do Estado pedindo ajustes no programa.
Dentre as reivindicações dos prefeitos, consta a qualidade da base e a espessura do pavimento do asfalto considerando o trânsito pesado. Os prefeitos são unanimes de que não são contra o programa, mas querem que o governo considere as especificidades regionais. Para os prefeitos, a execução do Estrada Boa Rural é inexequível considerando a realidade dos municípios da região.
O presidente da Amures prefeito de Bom Jardim da Serra, Pedro Ostetto, reconhece a importância do programa, mas concorda com os colegas de que são necessárias adequações. Em resposta aos questionamentos dos prefeitos, assessora especial da Casa Civil, Fernanda Córdova, explicou que foi aberto um canal de diálogo com o governo para responder às dúvidas dos prefeitos.
“Somos sim uma região diferenciada e já houve uma alteração da espessura do pavimento e outras mais deverão ser implementadas. Vamos levar essa preocupação dos prefeitos ao governo do Estado”, citou Fernanda Córdova. Na mesma linha, a prefeita de Lages, Carmen Zanotto, disse que tradou direto com o governador sobre o Estrada Boa e com o secretário adjunto da Infraestrutura, Ricardo Grando e pediu prioridade nas adequações do programa.
Prefeitos priorizarão voos pelo Aeroporto Regional da Serra Catarinense
A prefeita de Correia Pinto, Lúcia Ortiz, fez um apelo aos prefeitos para o uso e a divulgação da retomada dos voos do Aeroporto Regional da Serra Catarinense, pela empresa GOL Linhas Aéreas. E destacou que as passagens com destino a Congonhas, São Paulo, começaram a ser vendias. E o voo inaugural dia 27 de novembro, está confirmado.
Os prefeitos aprovaram ainda, a continuidade de ajuda ao serviço Aeromédico, em que cada município repassa uma ajuda de custo para manter o serviço ativo. Para os municípios de Palmeira e Anita Garibaldi, foi oficializado um termo de cooperação técnica de monitoramento das águas rurais e entregue um diagnóstico de situação com proposta de melhorias.
O presidente da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS), Oscar Martarello, entregou também, um veículo para o prefeito de Cerro Negro Adelar de Morais. E o secretário de Educação de Lages, Cristian de Oliveira fez convite aos prefeitos para prestigiar dia 26 de agosto, o lançamento do Pacto de Aceleração do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) Serra Catarinense.
A pauta do Cisama contemplou, a criação de um Núcleo de Procedimento de Cascalheira, que objetiva regularizar a exploração de material para recuperação de estradas. Ao todo eram 243 cascalheiras cadastradas e hoje, são 181 que dependem de algum tipo de regularização.
Os prefeitos foram convidados para prestigiar de 19 a 21 de agosto, a Semana da Agricultura Familiar da Serra Catarinense, que contemplará uma vasta programação como a Rota Turística do Lambedor e formação de um comitê para discutir e criar soluções voltadas a ampliação das compras de alimentos da agricultura familiar.
Texto e fotos: Onéris Lopes
Assessoria de Comunicação | Amures
Deixe seu comentário