Imagem principal

TCE determina avaliação técnica em pavimentação do Pinheiro Marcado, em Bocaina do Sul

Processo teve origem em representação apresentada por três vereadores; Prefeitura de Bocaina do Sul reconhece problemas na obra, afirma que notificou a empresa e que já havia recorrido à Justiça

O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC) determinou a realização de uma avaliação técnica especializada na obra de pavimentação asfáltica da Estrada Geral de Pinheiro Marcado, no interior de Bocaina do Sul. A medida integra o processo que apura possíveis irregularidades na execução do serviço e busca identificar os trechos comprometidos, calcular eventual prejuízo aos cofres públicos e individualizar possíveis responsabilidades.

A representação foi apresentada pelos vereadores Patrícia Costa Melo, Jorge da Luz Córdova e Joarez Sutil de Souza. No documento encaminhado ao tribunal, os parlamentares relataram o aparecimento de buracos, desníveis e sinais de deterioração precoce do asfalto em menos de um ano após a conclusão da obra.

A pavimentação possui aproximadamente quatro quilômetros de extensão e foi inaugurada em 7 de julho de 2024. O contrato nº 66/2022 foi firmado com a empresa Athos Engenharia e Consultoria Ltda., vencedora da Concorrência Pública nº 27/2022, com uma proposta de R$ 5.142.407,25 milhões.

Os vereadores também questionaram a disponibilidade de documentos relacionados à licitação, às medições e à execução da obra no Portal da Transparência. Segundo a representação, os esclarecimentos prestados pelo Executivo após os primeiros questionamentos não teriam apresentado o detalhamento técnico considerado necessário.

Ao analisar o processo, a área técnica do TCE identificou falhas consideradas relevantes nas fases de projeto, execução e fiscalização. Entre os pontos levantados estão problemas na imprimação — aplicação que prepara a base para receber o asfalto — e na execução do revestimento asfáltico, além da ausência de controles tecnológicos e ensaios laboratoriais suficientes para comprovar a qualidade dos serviços.

Apesar dos apontamentos, o tribunal destacou que ainda não existem elementos técnicos conclusivos para determinar toda a extensão de um eventual dano ao erário. Também não foi confirmada, de forma definitiva, a inadequação das etapas anteriores da obra, como terraplenagem, subleito, sub-base e base.

Por esse motivo, o conselheiro-relator Luiz Roberto Herbst determinou a realização de ensaios de campo e laboratoriais. A avaliação poderá envolver extração de amostras do pavimento, verificação das espessuras das camadas, análises dos materiais e testes de capacidade de suporte da estrutura.

Com o resultado, a Diretoria de Licitações e Contratações do TCE deverá prosseguir com a instrução do processo e, se for o caso, calcular definitivamente os valores envolvidos e apontar as responsabilidades. Portanto, o processo ainda não foi concluído e não há decisão final sobre eventual prejuízo ou responsabilização.


Prefeitura diz que notificou empresa

Procurado pelo Correio Otaciliense, o prefeito João Eduardo Della Justina afirmou que a administração municipal acompanha os problemas e que a empresa responsável foi chamada diversas vezes para realizar as correções durante o período de garantia.

Segundo o prefeito, diante da ausência de uma solução por parte da contratada, o Município decidiu recorrer à Justiça.

“Pedimos a garantia e tivemos várias conversas com a empresa. Ela foi chamada diversas vezes para vir fazer as correções, mas não veio. Então, fizemos esse processo e estamos acompanhando e trabalhando sobre isso”, declarou.

O prefeito também afirmou que a administração não está escondendo os problemas e que solicitou a realização de perícia para esclarecer as causas das falhas e as responsabilidades pela recuperação do pavimento.


Município já havia recorrido à Justiça

A consultora jurídica da Prefeitura de Bocaina do Sul, Luciane Aparecida Coelho, explicou que atualmente tramitam dois procedimentos relacionados à obra. Um deles é a ação judicial movida pelo Município contra a empresa executora, enquanto o outro é o processo no Tribunal de Contas, originado pela representação dos vereadores.

De acordo com Luciane, a prefeitura reconhece que a pavimentação apresentou problemas e afirma ter adotado providências desde o surgimento das primeiras falhas. “Desde as primeiras patologias identificadas na obra, o Município notificou a empresa por meio do fiscal do contrato. Foram feitas diversas notificações para que os serviços fossem reparados”, afirmou.

Segundo a consultora, a empresa chegou a agendar intervenções, mas não compareceu para executar os trabalhos. Após as tentativas administrativas, o Município ingressou com uma ação judicial ainda em 2025, antes da conclusão da análise do TCE.

Na ação judicial, conforme a prefeitura, já existe um perito nomeado e os quesitos técnicos foram apresentados, mas a realização da perícia ainda aguarda agendamento. Paralelamente, o Município também acompanha a avaliação determinada pelo Tribunal de Contas.

Luciane informou que a obra possui garantia de cinco anos e que o Município não efetuou o pagamento da última medição, após o surgimento dos problemas nos trechos finais da pavimentação.

Enquanto as perícias não são concluídas, a Prefeitura afirma ter realizado reparos pontuais para assegurar a trafegabilidade da estrada. Segundo a assessoria jurídica, todas as intervenções estão sendo registradas e quantificadas para que os valores possam ser considerados posteriormente.

“De fato, existem problemas na obra e isso não pode ser negado. O Município está tentando garantir a trafegabilidade para a comunidade, apurar as responsabilidades e buscar a recuperação da pavimentação”, concluiu Luciane.

A avaliação técnica determinada pelo TCE será fundamental para esclarecer a extensão dos defeitos, apontar quais serviços precisam ser refeitos e definir se houve prejuízo aos cofres públicos. Até a conclusão das perícias e do processo, não há decisão definitiva sobre os responsáveis.


TCE determina avaliação técnica em pavimentação do Pinheiro Marcado, em Bocaina do Sul Anterior

TCE determina avaliação técnica em pavimentação do Pinheiro Marcado, em Bocaina do Sul

Prefeitura de Palmeira amplia ações de prevenção e atendimento à saúde da mulher no Outubro Rosa Próximo

Prefeitura de Palmeira amplia ações de prevenção e atendimento à saúde da mulher no Outubro Rosa

Deixe seu comentário