
50 anos: Uma história de amor e renovação
A celebração de um casamento, que já foi uma tradição entre as famílias, atualmente é muito difícil de acontecer. Muitos casais optam por morar juntos e pular esta etapa que, para muitos, é uma fase muito especial e importante na vida a dois, como a do casal otaciliense Francisco Alves de Andrade e Custódia Alves de Andrade, ambos com 68 anos.
Nas redes sociais, o casal chamou a atenção nas últimas semanas, isso porque eles realizaram o casamento de Bodas de Ouro, 50 anos de matrimônio, um marco importante na vida de um casal, simbolizando a força, a durabilidade e o valor de um relacionamento que resistiu ao tempo e aos desafios.
Em uma ‘carretinha’ enfeitada, puxada por um cavalo, o casal foi levado até a igreja, algo simples, mas que eles contam com muito orgulho e brilho nos olhos. Para eles foi um momento muito especial. Os filhos, netos e outros familiares acompanharam em uma carreata.
O casamento de 50 anos aconteceu no sábado, 14 de junho, na igreja da comunidade de Serra do Alves, localidade pertencente ao município de Agrolândia, mesma data do primeiro casamento, dia 14 de junho de 1975. O primeiro casamento aconteceu em Trombudo Central pois, na época, não tinha igreja na Serra do Alves, local onde eles moravam e eram vizinhos.
Como se conheceram
Moradores da localidade Serra do Alves, Dona Custódia relembrou que eles eram vizinhos, então sempre se conheceram, pois, também, estudavam juntos, mas não se davam muito bem.
“Nós estávamos juntos, ele era mais inteligente do que eu. Quando eu ia pro quadro, ele fazia piada de mim, porque eu não sabia fazer as contas. E daí, depois, nem sei como foi dar certo de nós namorarmos. Fomos nos conhecendo e deu certo. Aos 16 anos começamos a namorar”, contou ela aos risos.
Depois de dois anos de namoro, seu Francisco contou que era com ela que queria passar o resto de sua vida. Então pediu ao pai de dona Custódia, o senhor Rodolfo Maier (em memoria), a mão dela em casamento. “Ai meu pai disse que aceitava, mas tinha que ser rápido o casamento. Ficamos noivos em abril e em junho casamos”, contou Custódia.
A chegada dos filhos
Logo depois que casaram, o desejo do casal se concretizou com a chegada da primeira filha, a Ilce Alves Santos. Depois nasceu a Patrícia Alves Correia e o filho mais novo, Cristiano Alves de Andrade.
Hoje eles têm cinco netos: Thayana, Amanda, Lucas, Leandro e Davi e um bisneto, filho da Thayana, o Luiz.
Para eles, a vida até agora é uma benção, com a família que construíram, falaram emocionados. “Como qualquer outro casal, tivemos momentos difíceis, mas passamos por cima, enfrentamos as dificuldades e hoje estamos realizados. Nossos filhos casados, com seus filhos nos dando a oportunidade de conhecer bisnetos, não tem nada na vida que pague”, contou o casal emocionado.
Bodas de Ouro
A celebração de Bodas de Ouro foi uma conquista para o casal, principalmente para seu Francisco. Ele conta que passou por problemas de saúde, e prometeu que se estivesse bem e vivo, ele mesmo faria o casamento de 50 anos.
“O primeiro casamento quem fez foi meu sogro, o de 25 anos, foi nossos filhos e os de 50 anos, falo com orgulho que eu fiz, e faria de novo, casaria novamente com esta linda moça”, contou seu Francisco, com um lindo sorriso no rosto.
Ele conta ainda que convidou 510 pessoas para a celebração, e compareceram 415, algo bem difícil de se encontrar, pois foi uma festa como dos tempos antigos, sem luxo, mas com comida boa, dança e muita diversão. “Eu disse para o cerimonialista , não quero luxo, quero comida a vontade, música pra dançar e sem frescura. Cada um vai com a roupa que se sentir bem, nada de roupas de luxo. E assim se fez, todo mundo foi como se sentia bem e o resultado: todo mundo nos parabenizou pela linda festa. Teve missa, janta, baile e café colonial pelas 2 horas da madruga”.
O casamento reuniu os familiares do casal e amigos de longa data.
Agora a expectativa, segundo seu Francisco, é casar com a dona Custódia daqui há 10 anos. “Se Deus nos permitir, vamos fazer nosso casamento de Bodas de Diamante, pois com ela, casaria mil vezes se for preciso”, contou apaixonado.
O segredo
Casamento é uma escolha diária, é respeitar o parceiro e amar, amar todos os dias, até nos dias de briga. Como disse dona Custódia, ‘fácil não é, mas também não é custoso’: “A gente tem que ceder de um lado e do outro, para chegar até aqui. Estou feliz hoje. Graças a Deus, sou muito feliz”.
Já para seu Francisco, a base do casamento é o amor. “Ah, eu sinto muito amor por ela, senão não ia casar com ela mais do que uma vez, né? (risos). O segredo para a gente manter nosso casamento é a amizade, amor, lealdade, compreensão... Brigar, briga, mas tem que relevar, um pra lá, a hora que um fala o outro tem que ficar quieto, sempre relevar um lado”.
Para finalizar, seu Francisco disse estar realizado. “Hoje sou um homem realizado com tudo que conquistei, e destaco a criação da ‘piazada’, _ os filhos, viver 50 anos e conviver assim não é fácil, né? A gente passa por momentos bons e ruins, mas criar todos os filhos, netos, e bisneto é o melhor presente.
O casal agradeceu aos filhos, familiares e amigos que participaram do casamento e auxiliaram de alguma forma na organização de toda programação.
Deixe seu comentário