Imagem principal

Santa Catarina cresce acima da média nacional em indústria, comércio e serviços

Desempenho positivo nos setores econômicos reflete aquecimento do consumo e da produção. Economia de Santa Catarina cresce acima da média nacional

O estado de Santa Catarina registra crescimento acima da média nacional nos setores econômicos de indústria, comércio e serviços, conforme dados divulgados pelo IBGE nesta semana. O desempenho positivo ocorre em meio à alta na economia catarinense, que avançou 4,7% entre janeiro e outubro de 2025, enquanto no Brasil a elevação foi de apenas 2,4%. 


“Santa Catarina é um estado que pula o Brasil. O nosso sucesso é resultado direto do apoio ao empreendedorismo e de um povo trabalhador. Além disso, o estado tem a melhor segurança pública do Brasil, diversos atrativos turísticos e um ambiente de negócios que favorece a atração de investimentos”, destaca o governador Jorginho Mello.



Indústria de Santa Catarina cresce 3,4% no acumulado de 2025

Conforme os dados do IBGE, a indústria catarinense cresceu 3,4% entre janeiro e novembro de 2025 na comparação com o mesmo período do ano anterior. Enquanto isso, a indústria brasileira registrou elevação menor, de apenas 0,6%.


O resultado positivo em Santa Catarina é puxado por segmentos como a fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos, que avançou 12,3%. Em seguida estão a fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, com 7,8%, bem como a fabricação de máquinas e equipamentos, com variação de 5,9%. 


“A indústria catarinense conta com apoio do Governo do Estado por meio do Prodec e Pró-Emprego, entre outros benefícios voltados a auxiliar o setor. Esse incentivo, aliado a uma indústria diversificada e que produz com excelência, garantiu um desempenho acima da média. Isso apesar dos desafios nacionais e internacionais que marcaram o ano de 2025”, destacou o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck.


Comércio e serviços também avançam

Entre janeiro e novembro o comércio somou elevação de 5,7% em Santa Catarina, ante alta de 1,5% no Brasil. O resultado é quase quatro vezes superior à média nacional. No estado, segmentos como vendas de artigos de uso pessoal e doméstico, com expansão de 10,2%, e hipermercados e supermercados, com elevação de 7,3%, foram os destaques do período.


Outros segmentos do comércio, como vendas de artigos farmacêuticos, cosméticos e perfumaria (5,1%), livros, jornais, revistas e papelaria (4,1%), assim como equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (4%), também tiveram avanço. 


Alta no consumo puxa setor de serviços

No setor de serviços, Santa Catarina somou um crescimento de 3,7%, frente a uma variação de 2,7% do Brasil. Os destaques são os serviços profissionais, administrativos e complementares, com alta de 7%, serviços de informação e comunicação, com 5,1%, e serviços prestados às famílias, com 4,3%. 


“Santa Catarina cresce em ritmo acelerado e tem a menor taxa de desemprego do país. Ou seja, o mercado de trabalho aquecido garante mais renda para o catarinense e então ele compra mais no supermercado, na farmácia e nas lojas. Além disso, tem mais condições de fazer uma viagem ou ir ao restaurante. Esse aumento no consumo cria novos empregos e gira toda a roda da economia”, acrescenta o secretário Silvio Dreveck. 

Mutirão de Recolhimento de Galhos recolhe cerca de duas toneladas de resíduos em Otacílio Costa Anterior

Mutirão de Recolhimento de Galhos recolhe cerca de duas toneladas de resíduos em Otacílio Costa

Clínica de Hidroterapia Benvinda Chaves de Souza é inaugurada em Otacílio Costa Próximo

Clínica de Hidroterapia Benvinda Chaves de Souza é inaugurada em Otacílio Costa

Deixe seu comentário