
Identificação de demandas para 2026 foi tema de reunião no Sindicato Rural de Otacílio Costa
A manhã de sexta-feira, 11 de julho, foi muito produtiva para o Sindicato Rural de Otacílio Costa, isso porque se reuniram, na sede do sindicato, várias entidades municipais e do Senar, para discutir as demandas dos cursos oferecidos pelo Senar/SC para o ano de 2026, com parceria do Sindicato Rural do município.
Reunião para identificação de demandas teve o objetivo de analisar a necessidade de aprimorar os processos de planejamento para o atendimento da demanda de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Senar/SC.
Na oportunidade, foram discutidos e avaliadas as necessidades de treinamentos de Formação Profissional Rural (FPR), Promoção Social (PS) e Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar/SC para 2026.
Participaram da reunião o presidente do Sindicato, Jonatan Pereira de Souza; o vice-presidente, Ademir Ribeiro da Cruz e a supervisora do Senar/SC, Stephanye Fanton; o prefeito Fabiano Baldessar de Souza, representantes das secretarias Municipal de Agricultura, Educação e de Assistência Social (Cras), da Apae, além de outras entidades parceiras como Epagri e outras relacionadas ao meio rural, com o objetivo de planejar e liberar cursos e eventos para o exercício de 2026.
“Tendo em vista a necessidade de aprimoramento de aprendizados e mão de obra especializada na cidade e no meio rural, é de suma importância que a comunidade procure cursos, pois são gratuitos, com emissão de certificados profissionalizantes”, comentou o presidente do sindicato, Jonatan Pereira de Souza.
Durante a reunião, o representante de cada entidade levou uma proposta de eventos de acordo com as atividades desenvolvidas no município. “Ressaltamos que serão destinados 70% dos recursos para as ações de Formação Profissional Rural (FPR) e 30% para as atividades de Promoção Social (PS), conforme estabelecido na Resolução 007/1995/CD, de 25/07/1995”, explicou Jonatan.
Sobre o Senar
O Senar-SC (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina) oferece mais de 400 cursos gratuitos para produtores e trabalhadores rurais, abrangendo diversas áreas de conhecimento. Esses cursos fazem parte dos programas de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS).
A programação completa dos cursos, incluindo datas e locais, pode ser acessada no site do Sistema Faesc/Senar. As inscrições são realizadas no Sindicato Rural de Otacílio Costa.
Alguns exemplos de cursos oferecidos: Inclusão Digital Rural, Emissão de Nota Fiscal Eletrônica, Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, e muitos outros. Além dos cursos presenciais, o Senar-SC também oferece cursos online através da plataforma Senar Play.
Deixe seu comentário