Paixão de Cristo deve emocionar ao apresentar o verdadeiro significado da Páscoa |
Por meio do Sindicato Rural, curso de silagem capacita agricultores em Otacílio Costa
Cerca de 20 agricultores participaram no dia 12 de março, de um curso de silagem realizado em Otacílio Costa. A capacitação foi promovida pelo Sindicato Rural de Otacílio Costa, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).
O curso teve duração de oito horas e foi dividido entre teoria e prática. No período da manhã, a parte teórica foi realizada no salão da Igreja da localidade de Vila Aparecida, onde os participantes receberam orientações sobre todo o processo de produção de silagem, desde o planejamento até o armazenamento adequado do alimento para o gado.
Já no período da tarde, a capacitação seguiu com atividades práticas na propriedade do agricultor Alceu Pereira de Andrade, também na comunidade de Vila Aparecida. Durante a prática, os participantes acompanharam demonstrações sobre estimativa de produção, corte do material, regulagem da ensiladeira e outras técnicas importantes para garantir uma silagem de qualidade.
A capacitação foi ministrada pelo instrutor do Senar, Pablo Giliard Zanella, que apresentou orientações técnicas e tirou dúvidas dos agricultores ao longo das atividades.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Marzinho da Silva, ações como essa são fundamentais para fortalecer o setor agrícola do município. “A silagem é um alimento essencial para garantir a nutrição do gado, principalmente nos períodos em que há menor disponibilidade de pastagem. Esse tipo de capacitação traz conhecimento e novas técnicas para que os agricultores possam melhorar a produção e aumentar a qualidade do alimento oferecido aos animais”, destacou.
O secretário também ressaltou a importância das parcerias para a realização do curso. “A união entre a Prefeitura, Epagri, Senar e Sindicato Rural permite levar mais conhecimento e apoio ao homem do campo. Nosso objetivo é continuar promovendo cursos em parceria com o Sindicato Rural e treinamentos que contribuam para o desenvolvimento da agricultura em Otacílio Costa.”
Para o presidente do Sindicato Rural, Jonathan Pereira de Souza, a oportunidade da capacitação agrega no dia a dia do produtor rural. “Com a produção recorde em silagem neste ano, o curso de ensiladeira contribui numa boa colheita para nosso produtor. Agradeço a todos que participaram e me coloco a disposição, enquanto Sindicato Rural, para mais capacitações”.











Deixe seu comentário