logo RCN
Imagem principal

Mário Motta e Topázio Neto lançam Academia LIMPE para prefeitos da FECAM

Programa de capacitação foi disponibilizado pelo deputado para os candidatos nas últimas eleições, e agora chega aos prefeitos recém-eleitos

Os prefeitos dos 295 municípios catarinenses terão a oportunidade de aperfeiçoarem-se enquantos gestores públicos por meio da Academia Limpe. Criada pelo deputado estadual Mário Motta nas eleições municipais de 2024, com o objetivo de capacitar, principalmente, jovens candidatos, o programa foi cedido à Federação Catarinense de Municípios (FECAM), após um pedido do presidente e prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.

O projeto é dividido em várias etapas com aulas ministradas por especialistas de todo o país. Instituições como a Câmara dos Deputados, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), dentre outras repartições, apoiaram oficialmente a iniciativa ao ceder servidores e lideranças para a gravação das videoaulas.

O nome Academia Limpe nasceu a partir dos cinco princípios que regem a administração pública e, portanto, norteiam o mandato eletivo: Legalidade (ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, senão em virtude de lei; Impessoalidade (a supremacia do interesse público sobre o particular e a imparcialidade, sem a autopromoção); Moralidade (é a base ética, formada pela permissão legal e a finalidade dos atos e condutas do agente público); Publicidade (os atos devem ser públicos e abertos, por meio de divulgação oficial, sem que caracterize promoção pessoal); Eficiência (todos os atos devem ser conduzidos de forma mais eficiente e eficaz possível).

Neste mandato, 210 dos 295 prefeitos assumiram o Executivo municipal em janeiro. E destes, 103 prefeitos nunca tiveram experiência pública anteriormente. De acordo com o deputado Mário Motta, como forma de incentivo, o prefeito com o melhor desempenho na Jornada Limpe irá receber uma emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil, destinada à área da Saúde. O segundo colocado receberá uma emenda de R$ 100 mil para a mesma área.

“Serão recursos do nosso gabinete, para engajar a participação. Sabemos que em municípios pequenos, uma emenda como essa faz total diferença. Para nós, da vida pública, o conhecimento é primordial para a assertividade na tomada de decisões, por isso nunca podemos nos acomodar e parar de ampliar a nossa formação. Grandes nomes e autoridades do nosso estado e país se disponibilizaram gratuitamente para essa iniciativa, que irá atingir diversas áreas que tangem a administração municipal”, explica o parlamentar.

Esse foi um dos primeiros pedidos do presidente da FECAM, Topázio Neto, assim que assumiu a liderança da instituição. “Essa é uma notícia muito boa. Com as adaptações, essa capacitação ficará mais aberta para podermos trabalhar junto aos prefeitos. É uma iniciativa importante, que vem em linha com o que a FECAM tem realizado nesse grande processo de capacitação para esses gestores públicos, que terão nesse material um bom pontapé inicial para estimular as suas formações enquanto administradores municipais”, destaca o presidente.

Mário Motta defende nova forma de fazer política no primeiro dia do Summit Cidades Anterior

Mário Motta defende nova forma de fazer política no primeiro dia do Summit Cidades

“Quem apertou o botão para o pagamento?”, questiona Minotto sobre o Universidade Gratuita Próximo

“Quem apertou o botão para o pagamento?”, questiona Minotto sobre o Universidade Gratuita

Deixe seu comentário