Copercampos distribui R$ 19 milhões aos multiplicadores de sementes
No dia 04 de dezembro, a Copercampos promoveu mais uma edição do tradicional Programa de Bonificação de Sementes – safra 2024/2025, que reúne os associados multiplicadores de soja e trigo de toda a área de atuação da cooperativa. Na edição deste ano, foram distribuídos R$ 19 milhões, reforçando o compromisso da cooperativa em valorizar quem garante a qualidade genética e sanitária das sementes para a próxima safra.O programa de bonificação da Copercampos existe desde 1997 e foi criado justamente para reconhecer o empenho dos sócios multiplicadores — pagando por um produto diferenciado, cuja qualidade agrega valor às lavouras. Nesta safra, a média de ganho do produtor de sementes ficou em 13,7% acima dos valores pagos pelo grão convencional, reforçando a atratividade e a sustentabilidade econômica da atividade.Para o Diretor Superintendente da Copercampos, Lucas de Almeida Chiocca, o resultado demonstra a força do negócio e sua relevância para todo o sistema produtivo.
“A produção de sementes é um dos segmentos que mais agrega valor ao trabalho do nosso associado. Este ano, os multiplicadores tiveram uma média de ganho de 13,7% em relação ao grão consumo, reflexo direto da qualidade entregue e da confiança do mercado. Ao investir em tecnologia, genética e manejo, o produtor se fortalece — e fortalece toda a cadeia da soja e do trigo na região”, destacou.A produção de sementes é estratégica para garantir lavouras mais produtivas, uniformes e resilientes. Além do retorno econômico direto aos multiplicadores, ela oferece benefícios para todos os agricultores que utilizam sementes certificadas Copercampos, contribuindo para elevar o padrão produtivo regional e posicionar a cooperativa como referência em qualidade.O evento de bonificação também contou com um momento especial de integração entre associados, equipes técnicas e lideranças: um show do humorista Guri de Uruguaiana, que trouxe descontração e boas risadas ao público presente, celebrando mais um ciclo de resultados positivos para o negócio de sementes.
50 anos na produção de sementesDesde 1975, quando registrou seus primeiros passos no mercado sementeiro, a Copercampos tem construído uma trajetória que se firmou como referência no Brasil. Hoje, meio século depois, a produção de sementes é uma das atividades estratégicas da cooperativa, reunindo tradição, tecnologia, escala e um modelo sustentável com a participação dos associados.Fundada em 8 de novembro de 1970 por 100 produtores visionários em Campos Novos/SC, a cooperativa teve como ponto de partida um simples armazém para grãos, especialmente trigo. Pouco tempo depois, a cooperativa passou a estimular o plantio de soja entre seus associados — uma mudança estratégica que, com o tempo, transformaria a sua identidade. Já nos anos 70, os primeiros produtores começaram a produzir sementes de soja, integrando os processos de campo, assistência técnica e beneficiamento sementeiro.Após décadas de crescimento constante, a Copercampos se consolidou como uma das maiores sementeiras cooperativas do Brasil. Atualmente a cooperativa envolveu aproximadamente 500 agricultores multiplicadores para produzir cerca de 70 cultivares de soja. Em termos de volume, a produção de sementes de soja ultrapassou 2 milhões de sacas de 40 kg na última safra.Além da soja, a Copercampos também produz sementes de trigo e diversas forrageiras — como aveia branca, aveia preta, triticale, centeio, nabo forrageiro, capim-sudão e milheto. Este portfólio diversificado amplia a relevância da cooperativa no agronegócio e fortalece sua presença em diferentes mercados.“Ao celebrar 50 anos de produção de sementes e 55 anos de fundação da Copercampos, reforçamos nossa relevância ao mercado, não só como uma das maiores produtoras de sementes do Brasil, mas como uma guardiã de um modelo coletivo, ou seja, o sucesso é alcançado graças ao trabalho com todos os elos da cadeia — do multiplicador ao consumidor final”, ressalta o Diretor Presidente Luiz Carlos Chiocca, um dos pioneiros na produção de sementes na Copercampos.
Homenagem aos associadosDurante o jantar de encerramento do Programa de Bonificação de Sementes, a Copercampos prestou uma homenagem especial a um grupo de associados que, há 50 anos, contribui de forma decisiva para a construção da qualidade e da credibilidade da produção de sementes na cooperativa.A homenagem reforçou a importância histórica desses sementeiros, que participaram ativamente da evolução tecnológica, da ampliação da área cultivada e da consolidação da cooperativa como referência nacional em sementes certificadas de soja. “Ao longo de cinco décadas, esses produtores acompanharam transformações no campo, investiram em inovação e mantiveram o compromisso com a excelência, contribuindo para que a Copercampos se tornasse um dos principais nomes do segmento”, ressalta o Diretor Superintendente Lucas de Almeida Chiocca.Foram homenageados:
- Antero Durigon;
- Antônio Lamartini Thibes Peron;
- Luiz Carlos Chiocca;
- Waldomiro Roveda;
- Alceu Galgaro;
- Sady Dutra;
- Daniel Dallagnol;
- Ernani Luiz Zortéa;
- Itacir Piroli;
- Dércio Andreazza (in memoriam);
- Vilibaldo Erich Schmid;
O jantar de Bonificação de Sementes Copercampos reforça seu compromisso com a sustentabilidade ao ser 100% carbono neutro. Todas as emissões geradas durante a realização foram mensuradas e compensadas, garantindo um encontro responsável, que valoriza o meio ambiente e o futuro da produção.







Deixe seu comentário