
Todos os caminhos te levam para Bocaina do Sul neste final de semana, isso porque o Parque de Exposições Isaac Miranda será palco da 40ª Mostra do Campo, que celebra e preserva a cultura do agricultor e valoriza a produção agropecuária local. O evento comemora, ainda, os 31 anos de emancipação politica do município.
A festa iniciou nesta sexta-feira, 18, às 9 horas, com o Desfile Típico, evento tradicional e que não falta na Mostra do Campo. À tarde, a partir das 14 horas, acontece o Seminário da Epagri. No Pavilhão principal, às 14h30 começará o Baile da Melhor Idade, animado pelo Grupo Camperiando.
Já às 19 horas acontece, também no pavilhão principal, a abertura oficial da festa, onde será servido gratuitamente a famosa costela de chão. Após a abertura, às 20 horas, show com Anjos de Plantão e as 22 horas, baile com Primeira Dama e Pérola Negra.
Na sexta-feira, também iniciou a partir das 8 horas o 15º Rodeio Criolo da Integração, com mais de R$ 40 mil em prêmios. Uma realização do CTG Rincão da Serra com a Prefeitura de Bocaina do Sul. Mais informações com Fabiano Cruz: (49) 99154 1419 ou com Ivan Cruz (49) 99169 0615.
A 40ª Mostra do Campo segue no sábado, 19. A partir das 7h30 tem café da manhã para os participantes da cavalgada; seguido da saída para o trajeto, às 8h30. O almoço para os participantes será servido às 13 horas, animado por JP e Thiago, e tem um custo de R$ 50.
Uma das novidades da Mostra, segundo o prefeito João Eduardo Della Justina, o ‘Duduca’ é a Olimpíada Rural, que acontece das 9 horas, e no decorrer do dia. “É uma brincadeira pega o porco, pega a galinha, nós vamos soltar na cancha e a gurizada e os mais velhos vão correr atrás para pegar. É uma brincadeira bem rural, e aberta para quem quiser participar”, contou o prefeito.
Ainda no sábado, a partir das 13 horas, começará o Festival Ondina Padilha e Jovani Lima. Às 18 horas, missa campeira e, a partir das 20h30, tri-baile com Candieiro, João Lucas e Gabriel e Estação Fandangueira.
E para fechar a programação, domingo, dia 20, promete ser ainda mais especial. Às 9 horas tem Torneio de Futebol, às 10h Festival Local e às 13h30 entrega de premiação (barracas, desfile e festival local).
Às 15h30, tarde dançante com Che Lokedo; às 19 horas, show nacional com a dupla sertaneja Thaeme e Thiago e às 21 horas, encerramento de toda programação com baile com Moda Boa.
“Nós temos uma expectativa de receber de 8 mil a 10 mil pessoas na festa este ano. E as novidades para esta edição da 40ª são a revitalização da cancha, a revitalização do portal de entrada do parque, a igrejinha que foi feita, sendo a réplica da igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, lá dentro do parque. Até um convite para todos irem conhecer, pois foi feito uma trilha que chega à igrejinha” comentou o prefeito, entusiasmado.
Toda a programação é com entrada gratuita, porém, quem desejar trazer 1 kilo de alimento não perecível, será destinado a doações para as famílias que precisarem. Uma ação do Projeto Mãos e Mães Solidárias, idealizado pelo Padre Roberto, Paróco de Bocaina do Sul.
A arrecadação será na Casa do Turista, dentro do Parque de Exposições.
Origem da Mostra
Conforme o prefeito João Eduardo Della Justina, a festa teve origem em 1978, quando o Bocaina ainda era um distrito de Lages. "Essa mesma festa foi realizada em outros distritos de Lages e Bocaina a manteve, mesmo após a emancipação. É uma tradição que contempla os nossos agricultores. Então, comemorar a 40ª Mostra do Campo é um ato muito memorando para a população bocainense. O parque está um espetáculo, reformado totalmente para receber o nosso povo bocainense e também os nossos turistas, os nossos visitantes. E o 31º aniversário do município, uma cidade que vem crescendo constantemente, agora vislumbrando a questão do turismo. Então, a gente tem muito orgulho dessa terra, muito orgulho de fazer parte da comemoração de Bocaina", comentou.
A vice-prefeita, Alice Pessoa, destacou que a Mostra do Campo tem um papel importante na divulgação da produção agropecuária, responsável por 90% da economia local. "Ela também preserva a cultura do agricultor, aquele que planta, colhe e vende diretamente sua produção", disse.
Neste ano, a realeza da 40ª Mostra do Campo é composta pelas belas jovens: Laura Andrade Schmuler (rainha), Yasmin Vitória Silva (1ª princesa) e Quetelin de Liz Padilha (2ª princesa).
A 40ª Mostra do Campo é uma realização da Prefeitura de Bocaina do Sul, com organização do Grupo GRV e apoio de FV Eventos e Rossetto Eventos.
Reunião alinha medidas de segurança para crianças e adolescentes
A Prefeitura de Bocaina do Sul realizou, na última semana, uma importante reunião com representantes da Polícia Militar, Secretaria de Assistência Social, Conselho Tutelar e da Vara da Infância para discutir e alinhar estratégias de proteção e segurança para crianças e adolescentes durante a Mostra do Campo.
O encontro teve como principal objetivo garantir que o evento, tradicional no calendário local, aconteça de forma segura e organizada para todos os públicos, com atenção especial ao público infantojuvenil.
O prefeito João Eduardo Della Justina, o Duduca, também reforçou o comprometimento da gestão. “Estamos preparando uma grande festa para a população, mas com total atenção à segurança e à proteção das nossas crianças e jovens. A presença da Polícia Militar, do Conselho Tutelar e da Vara da Infância demonstra o quanto levamos isso a sério,” ressaltou o prefeito.
Durante a reunião, foram abordadas questões como o controle de acesso ao parque, o combate à venda de bebidas alcoólicas para menores de idade, identificação de crianças e ações preventivas em parceria com as forças de segurança.
A vice-prefeita, Alice Pessoa, enfatizou que o trabalho conjunto garante melhores resultados. “Quando todos os setores se unem, conseguimos promover um evento mais seguro, acolhedor e consciente. É isso que buscamos,” declarou.
Deixe seu comentário