logo RCN
Imagem principal

Cavalgada contou com participantes de toda a região serrana

Exatamente 673 cavaleiros, dos mais diversos municípios catarinenses e gaúchos, passaram pelas principais ruas de Lages na 1ª Cavalgada do Pinhão, na manhã deste sábado (25). O evento faz parte da programação da 25ª Festa Nacional do Pinhão. A saída aconteceu por volta das 9h, na chácara Bom Jesus, e os cavaleiros percorreram 12 quilômetros, entre os bairros, Centro, até a sede do Movimento tradicionalista Gaúcho (MTG- SC).
O prefeito Elizeu Mattos recepcionou os cavaleiros em frente ao parque Conta Dinheiro. “Estamos mostrando o nosso jeito serrano de ser. O sucesso desta primeira cavalgada garante que a próxima será bem maior”, declara Elizeu. O vice-prefeito e presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) da Festa do Pinhão, Toni Duarte, participou da comissão de frente da cavalgada, vestido a caráter, e levou a bandeira de Lages por todo o trajeto. “É preciso que os lageanos voltem a valorizar a cultura tradicionalista e a cavalgada contribui para isso”, afirma.
De acordo com Nerci Correa, um dos organizadores do evento e membro do Grupo de Cavaleiros de Lages, o sucesso se deu graças à parceria com o poder público e o empenho das mais de 40 pessoas envolvidas. “Esperávamos a participação de 250 cavaleiros, e o número mais que dobrou; isso mostra o potencial do município em realizar eventos que primam pelo fomento do tradicionalismo”, entende.
Para a lageana Leonina Rodrigues, a cavalgada mostrou o que há muito não acontecia na cidade. “São eventos como este que nos orgulham de ser serrano; a cavalgada foi muito linda e emocionante, pois aqui as diferenças não existem, todos estão juntos para mostrar a força do campeirismo”, reflete.
Já para Iolita Müller da Silva, esta foi a oportunidade de os “lageaninhos” vivenciarem o que era comum há algum tempo. “O prefeito Elizeu e toda a equipe que realizou a cavalgada estão de parabéns; é isso que Lages precisa e é muito bom ver que os mais novos estão ajudando a manter a tradição viva”, diz.

Meio Ambiente faz a limpeza da cidade

Enquanto os cavaleiros desfilavam pelas ruas de Lages, as equipes da Secretaria de Meio Ambiente, munidos de pás, vassouras e contando com o auxílio das máquinas Bob Cats, fizeram a limpeza dos dejetos deixados pelos animais. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Mushue Hampel, as equipes ficaram em pontos estratégicos para recolher a sujeira deixada pelos cavalos. “Todo o material recolhido será misturado com serragem para a composição de adubos que será reaproveitado no Horto Municipal; até disso tiramos proveito, basta ter a vontade de trabalhar para deixar a cidade cada vez mais aconchegante”, afirma.

Programação Nativista No SESC Pousada Rural Lages Anterior

Programação Nativista No SESC Pousada Rural Lages

Cavalgada marca retorno do campeirismo à Festa do Pinhão Próximo

Cavalgada marca retorno do campeirismo à Festa do Pinhão

Deixe seu comentário