logo RCN

Sessão solene homenageia o CTG Anita Garibaldi

O Centro de Tradições Gaúchas Anita Garibaldi foi homenageado em solenidade proposta pelo legislador Adilson Roza (Padeiro) e ocorrida na noite de terça-feira (23), na Câmara de Vereadores de Lages.

O CTG possui 450 afiliados juntos ao Movimento Tradicionalista Gaúcho em Santa Catarina, e, em quase 14 anos de existência, já conquistou 877 troféus em diversas competições da área, que difundem as tradições, lendas e costumes gauchescos através de danças, canções, causos, poemas e atividades campeiras.
            Além de ressaltar que quem for devidamente trajado com a pilcha gaúcha terá desconto na compra do ingresso para a Festa do Pinhão, Adilson Padeiro elogiou os integrantes do Anita: “Quero agradecer a este pessoal que faz muito pela nossa tradição e parabenizá-los pelo empenho de fazer com que esta cultura tenha vida em Lages”.
Patrão de honra do CTG, Antônio de Oliveira Barbosa afirmou que é sempre um orgulho para todos do Anita Garibaldi representar Lages nos eventos Brasil afora. “Nós sustentamos o nome da nossa guerreira heroína de dois mundos, o maior vulto da história de Santa Catarina, Anita Garibaldi. Mas esta também é uma homenagem a todas as mulheres do movimento tradicionalista, que trabalham ainda mais que os homens nos CTG’s”.
Barbosa aproveitou ainda para pedir mais apoio do Poder Público e da classe empresarial para desenvolver ainda mais a cultura campeira em Lages. Ele clamou por um espaço próprio para que os CTG’s de Lages possam organizar eventos, maior incentivo financeiro para as participações dos grupos nas competições fora do estado, e para o desenvolvimento de ações sociais como na creche Gralha Azul, que há mais de dez anos é adotada pelo Anita. O patrão sugeriu ainda a inserção de uma disciplina de “Cultura Gaúcha” nas escolas do município.
Representante do Poder Executivo, o diretor de Articulação e Difusão Cultural, Adilson de Oliveira Freitas, destacou a importância do CTG Anita Garibaldi como fomentador da tradição no município.  “A cultura não pode ser tratada como um simples adereço, mas sim, da forma como merece, em suas dimensões simbólicas, econômica e social cidadã. Quando homenageamos o CTG Anita Gabiraldi temos o testemunho prático e executável de toda a potência que a cultura representa e pode gerar para uma cidade”, disse.

Na solenidade, os peões integrantes da Invernada Juvenil, Lucas Soares e David Varela, interpretaram a música “Guitarreiro”, de Raineri Spohr. Já o peão da Invernada Adulta, Vilson Gabriel Camargo, declamou a poesia “A Morte de um Peleador”, de autoria de Cândido Brasil. A invernada mirim também fez a apresentação da música “Tatu”, um clássico do folclore gaúcho. 

Amor e dedicação na costura Anterior

Amor e dedicação na costura

Mais de 100 participantes na Cavalgada da Mulher em Bocaina do Sul Próximo

Mais de 100 participantes na Cavalgada da Mulher em Bocaina do Sul

Deixe seu comentário