logo RCN
Imagem principal

Tex Cotton incentiva capacitação profissional com escola de costura interna

Há um ano, a empresa Tex Cotton deu início a um projeto transformador em Otacílio Costa: a criação de sua própria escola de costura interna. A iniciativa tem como objetivo principal capacitar moradores da cidade e, ao mesmo tempo, abrir novas portas para oportunidades de emprego no setor têxtil local.

O curso oferecido gratuitamente é voltado para pessoas interessadas em aprender uma profissão com grande demanda na região e, até agora, a Escola de Costura já formou 40 mulheres, divididas em três turmas. 

A exemplo da colaboradora Kethlen da Costa Michel, 26 anos, moradora do Bairro João Rodrigues. Ela contou que já tinha experiência em costura, mas em estofados, e viu uma oportunidade de aprender mais com a escola. “Eu enviei currículo para a empresa, no ano passado, mas contei que não tinha experiência como costura em roupas, apenas em sofás, foi aí que a empresa me apresentou a oportunidade para realizar o curso de costura gratuitamente”, comentou.

Kethlen iniciou o curso em setembro, e finalizou em novembro. E no mesmo mês ela já foi contratada para trabalhar na Tex como costureira. “Com o auxílio da instrutora, consegui aprender e pegar a prática rápido. Ela nos ensinou muito bem, explicava e mostrava em que podíamos melhorar. E, para mim, a oportunidade de participar da Escola de Costura foi muito boa, porque é uma experiência a mais e que vou levar para o resto da vida. Tenho que só agradecer pela oportunidade que a Tex Cotton me deu, aprender, confiar no meu trabalho e me contratar. É uma empresa que pensa nas pessoas”, relatou.

Para a professora Márcia Andrade de Farias, costureira há mais de 26 anos, ter a oportunidade de capacitar mulheres gratuitamente é gratificante. “Elas chegam aqui, e não sabem nada. Daí tu ensina elas do zero, como colocar linha, como depois a gente vai praticando no retalho como costurar, e assim vai indo... ver a evolução de cada aluna é emocionante”.

Segundo a professora, o curso tem a duração de três meses, e elas aprendem, passo a passo, como se costurar. “Já no primeiro dia elas ganham retalho para aprender a costurar, mas claro que passam por várias fases, desde colocar a linha na passagem, até finalizar a peça”, contou ela.


Incentivo

Durante o período de aprendizado, os alunos recebem cesta básica como forma de apoio, além de contarem com horário reservado para o café, um ambiente acolhedor e incentivo constante por parte da equipe.

Ao final do curso, todos os participantes têm direito a uma cerimônia de formatura e recebem um certificado reconhecendo sua dedicação e novo conhecimento adquirido. Muitos dos formandos, inclusive, são absorvidos pela própria empresa.

“Nós acreditamos no potencial das pessoas da nossa cidade. Criar essa escola é a nossa forma de investir no desenvolvimento humano e profissional da comunidade”, destaca a direção da Tex Cotton.


Oportunidade

O projeto já se tornou um exemplo de como a parceria entre empresa e comunidade pode gerar impacto positivo, promovendo não só a geração de renda, mas também dignidade, aprendizado e autoestima para dezenas de famílias.

E, quem tiver interesse em participar das próximas turmas, podem entrar em contato pelo telefone (49) 99164-0183 ou pelo e-mail allany.s@texcotton.com.br para realizar a inscrição.

“Acreditamos na força da nossa cidade e queremos continuar formando pessoas para o futuro”, finaliza a equipe da empresa.


Tex Cotton incentiva capacitação profissional com escola de costura interna Anterior

Tex Cotton incentiva capacitação profissional com escola de costura interna

Aeroporto de Correia Pinto terá novos voos para Congonhas com nova rota da Gol Próximo

Aeroporto de Correia Pinto terá novos voos para Congonhas com nova rota da Gol

Deixe seu comentário