logo RCN
Imagem principal

Ações e campanhas de conscientização o mês em Otacílio Costa

O dia 5 de junho foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e este ano a prefeitura de Otacílio Costa, através da Secretaria de Meio Ambiente, não fez apenas uma semana de ação alusivo ao meio ambiente, e sim, o mês de junho inteiro. 

A campanha contou com várias ações fazendo com que a  população ajudasse na conscientização para um município mais limpo, verde e acima de tudo, que todos, desde as séries iniciais das escolas, até mesmo o Centro de Convivência dos Idosos, se tornem recicladores em suas próprias casas.

O Programa Recriando foi o ponta-pé inicial da campanha. A primeira ação aconteceu na primeira semana e teve apoio da Secretaria de Cultura, que incentiva os alunos a fabricarem brinquedos somente com materiais reciclados, no qual será realizado em outubro.

Também no dia 2 de junho a Secretaria do Meio Ambiente, esteve juntamente com a Secretaria de Educação e todas as gestoras das escolas municipais para fazer o lançamento da 1ª Gincana Municipal do Meio Ambiente. No mesmo do lançamento da gincana, já aconteceu a primeira prova.

“A escola que arrecadasse mais lixos recicláveis até o dia 15 de  junho (latas de refrigerante, cerveja, caixas de leite e de ovos, garrafas pet, papelões de todos os tipos de reciclados) já sairiam na frente com 50, 30  e 20 pontos”, contou o Secretario de Meio Ambiente, Nivaldo Felisbino.

Segundo ele, esta prova teve um único objetivo: incentivar as crianças a começar a reciclar em casa juntamente com seus pais ou responsáveis. “Iniciativa esta que deu muito certo. Os alunos se mobilizaram e fizeram bonito na questão de reciclar, em menos de 15 dias foi retirado, do que seria depositado no aterro sanitário, mais de um caminhão de recicláveis, prova disto que somos capazes de mudar nosso hábitos”, falou ele, acrescentando que ao mesmo tempo, foi lançado em todos as escolas a campanha de coleta de óleos de cozinha usados. 

Ainda de acordo com o secretario, na primeira semana também foi lançado a campanha de Logística Reversa no município, com o  lema ‘Penso Logo Destino’, campanha esta que foram distribuídos em mais de 30 pontos estratégicos em Otacílio Costa, sendo: escolas, órgão públicos, CDL e Comércio em geral; coletores de logística reversa de eletrônicos, pilhas e baterias, em parceria com o IMA (Instituto Meio Ambiente).

Ainda na primeira semana de junho, a campanha contou com uma grande parceria com a DML, MAYER, COPERCOC e os Escoteiros. Foi realizado um grande multirão de limpeza na Rodovia SC 114, iniciando na Rotatória da Perimetral Sul, que da acesso ao Bairro Igaras, indo até ao redutor de velocidade de Águas Paradas.


Segunda Semana

A distribuição e plantio de 250 mudas de árvores nativas mudas doadas pela Klabin, foi a primeira ação da segunda semana. As mudas foram plantas pelos alunos do CRAS nas escolas e órgãos públicos, e na lateral da Escola Maria de Lourdes da Silva Pinho.

Iniciou-se também a entrega em todas as escolas municipais e órgãos públicos dos Coletores de Lixos Recicláveis. Num total foram adquiridos 40 Kits de coletores que também foram distribuídos nas Avenidas Olinkraft, Beira Rio e Avenida do Trabalhador.

Também, nesta segunda semana marcou pelo inicio do projeto piloto na Escola Adilha Matias Farias, de Plantio de Morangos e o retorno da trilha Ecológica da Escola, 

Ainda na segunda semana também iniciou outro projeto, com o intuito de orientar toda população otaciliense a necessidade da reciclagem. “Em parceria com a Klabin conseguimos 2.500 sacolas de papelão para armazenar e separar os lixos reciclados de cada moradia. Os mesmos foram identificados como Meio Ambiente-Reciclável e distribuído no comércio local e órgãos públicos”, comentou Felisbino.

O secretaria alertou que para quem ainda não tem as sacolas, deve procurar no Centro Ambiental, localizado no Bairro Poço Rico. “O projeto visa atingir 80% das residências de Otacílio Costa, para que o menor número possível de lixos seja descartado no aterro sanitário. Cada domicilio, deixando seu reciclado dentro da sacola em frente sua casa, o caminhão da cooperativa pega a sacola deixando outra vazia no local. A compreensão e a colaboração é fundamental para que este projeto de grande valia para o município de certo”.


Terceira semana

Já na terceira semana foi dado um passo fundamental para a limpeza de Otacílio Cosa, com o apoio da Planalto Resíduos, DML MAYER, foi retirado entulhos volumosos como: colchões, sofás, madeiras de roupeiros, cozinhas, etc.

“Quando eu falo em um passo fundamental é que estes lixos volumosos, nem a Prefeitura Municipal (Meio Ambiente)nem a DML podem recolher. A DML é responsável pela coleta de lixos domésticos e não volumosos. Por isto estipulamos a semana do mutirão de limpeza, sendo que depois desta semana não seria mais possível a prefeitura recolher, pois não teria onde descartar e com o apoio da Planalto Resíduos, conseguimos fazer esta campanha. Já aproveitando para deixar claro de quem precisar se desfazer de lixos volumosos, favor procurar uma empresa especializada para contrata-la”, explicou Nivaldo.

Ainda nesta semana, seria realizado a limpeza das galeias do rio Desquite e a limpeza do mesmo, infelizmente a ação teve que ser cancelada devido ao alto volume de chuvas, registrado durante as ultimas semanas.


Quarta semana

Gincana Ambiental reúne alunos de quatro escolas e encerra programação do Mês do Meio Ambiente em Otacílio Costa

O Arboreto Botânico Municipal José Leonil – SUFA foi o cenário da 1ª Gincana Ambiental de Otacílio Costa, realizada nesta quinta-feira, 3 de julho. O evento marcou o encerramento das atividades em comemoração ao Mês do Meio Ambiente, celebrado anualmente em junho, com o objetivo de promover a conscientização ecológica entre crianças e jovens do município.

Organizada pela Prefeitura de Otacílio Costa, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a gincana envolveu alunos dos 4º anos de quatro unidades escolares e promoveu uma manhã e tarde repletas de aprendizado, integração e diversão.

As atividades foram divididas em dois turnos e incluíram provas como corrida de obstáculos, cabo de guerra, corrida do ovo, dança das cadeiras e caça ao tesouro – todas pensadas para trabalhar o espírito de equipe e, principalmente, reforçar a importância da preservação ambiental e da reciclagem.

Turno da manhã:

- Escola Antônio Pires Burg (equipe Raio de Sol) – campeã, com 110 pontos

- Escola Marechal Rondon (equipe Super Heróis da Reciclagem) – 2º lugar, com 105 pontos

- Escola Pedro Álvares Cabral (equipe Os Imparáveis) – 3º lugar, com 90 pontos

Turno da tarde:

- Núcleo Adilha Matias Faria (equipe Ypê Amarelo) – campeã, com 130 pontos

- Escola Pedro Álvares Cabral (equipe Fênix) – 2º lugar, com 125 pontos

- Escola Antônio Pires Burg (equipe Guardiões da Natureza) – 3º lugar, com 75 pontos

- Escola Marechal Rondon (equipe Capivara) – 4º lugar, com 55 pontos

- Escola Pedro Álvares Cabral (equipe Tsunami) – 5º lugar, com 35 pontos


Evento contou com várias parcerias 

Além do conteúdo educativo, o evento também celebrou a parceria entre comunidade, setor público e iniciativa privada. Os organizadores destacaram a colaboração das empresas Casas Folchini, representada por Bruno e Nana, e Transportes Bertuol, representada por Antônio, Dirlei e Gabriela, além do empenho de professores, diretores, gestores e da equipe da Secretaria de Meio Ambiente.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Nivaldo Felisbino, enalteceu o sucesso da gincana e agradeceu o engajamento coletivo.

 “Estamos muito felizes com o resultado dessa gincana. Ver nossas crianças aprendendo sobre o meio ambiente de forma lúdica e participativa é extremamente gratificante. A educação ambiental precisa começar desde cedo, e hoje conseguimos mostrar que é possível aprender se divertindo. Agradeço imensamente a cada escola, aluno, professor e aos nossos parceiros por acreditarem na proposta. Sem essa união, nada disso seria possível”, enfatizou. 

O evento encerrou com a entrega de medalhas aos vencedores e muitos sorrisos estampados no rosto das crianças, reforçando o compromisso de continuar promovendo ações educativas que valorizem a sustentabilidade e o respeito à natureza.


Agradecimentos

Na oportunidade, o secretario de Meio Ambiente, Nivaldo Felisbino, deixou um agradecimento especial a todos que auxiliaram, contribuíram e abraçaram a campanha. “Desde já quero agradecer a todos aqueles que acreditaram neste projeto. Agradecer a Administração Municipal, em nome do Prefeito Fabiano e do Vice Leonir, que nos deram todo apoio e condições para que os projetos saíssem do papel. As secretarias de Educação, Habitação e Obras. Agradecer ao Legislativo, ao Presidente Luiz Oliveira, que também nos apoiou. Também estendo meus agradecimentos a toda equipe do Meio Ambiente que não mediram esforços para trabalhar incansavelmente durante as 4 semanas, inclusive em alguns sábados”.

Agradecer a todos apoiadores que de uma forma ou de outra nos ajudaram: DML MAYER, Planalto Resíduos, Klabin, Copercoc, Transportes Bertuol, Casas Folchini, Escoteiros de Otacílio Costa, IMA,  Ong Gralha Azul e a toda população que de uma forma ou outra entendeu o quanto a importância de um município limpo e organizado.

“Quero deixar aqui também um mérito em especial ao saudoso Valdeci Pereira de Andrade, ‘Cuquinha’, uma pessoa de um caráter e dedicação inigualável, ele que fez parte da Secretaria do Meio Ambiente e era uma pessoa aplicada e sempre a frente principalmente a Semana do Meio Ambiente”, finalizou.


Para que não se quebrem Anterior

Para que não se quebrem

O QUE PODE SALVAR Próximo

O QUE PODE SALVAR

Deixe seu comentário