
Município de Palmeira será sede de Entreposto e da primeira Casa de Carnes da Coopertropas
A assinatura do Termo de Permissão de Uso de Bem Público ocorreu na tarde desta segunda-feira (30), para atuar na comercialização e produção da carne nobre produzida na Serra Catarinense
Palmeira – 30/06/2025 - Fazendo jus ao título de Capital Catarinense das Carnes de Qualidade, oficializado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina através da Lei nº 17.962, de 30 de julho de 2020, Palmeira agora vai poder contar com a carne da Cooperativa de Carnes Nobres e Novilhos Precoces da Serra (Coopertropas), reconhecida nacionalmente pela qualidade. O projeto do Entreposto e a Casa de Carnes no município, aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores, irá fortalecer ainda mais a cadeia produtiva e a economia local, além de promover o desenvolvimento da região através do setor da pecuária, com abertura também para o abate de ovinos.
Toda a produção da carne processada terá nas embalagens a identificação da marca "Capital Catarinense das Carnes de Qualidade Palmeira - SC", como parte do esforço para promover sua produção, e a marca COPI, identificando as cooperativas autorizadas. A partir de agora, com a assinatura do Termo de Permissão de Uso de Bem Público entre as partes, a Prefeitura irá abrir licitação para a compra dos equipamentos, enquanto que a Coopertropas dará reciprocidade com os demais investimentos, tais como, a ampliação do espaço a ser destinado para o Entreposto, contratação de mão de obra especializada, além da garantia da produção.
Conforme explicou o presidente da Coopertropas, Eliel Burigo Borges, a intenção é inaugurar os espaços e iniciar a comercialização, ainda este ano, até o fim de novembro ou início de dezembro. No Entreposto serão trabalhados cortes nobres mais elaborados e embalados, hambúrgueres, almôndegas, frescal, entre outros produtos rápidos para atender o cotidiano do consumidor, e ainda a possibilidade de produção de charque, em parceria com a Emater, de Bagé (RS). É um sonho pensado há cerca de sete ou oito anos, e que agora está se tornando realidade”, disse Eliel.
Para o prefeito de Palmeira, Sandro Masselai, a celebração do Termo de Permissão de Uso é um motivo de muito orgulho para o Município, por poder contar com uma cooperativa do porte da Coopertropas, que por sua vez, dignifica ainda mais o título de Capital Catarinense das Carnes de Qualidade. Segundo disse, na comunidade, todos são sabedores da eficiência no manuseio e qualidade do produto, e a instalação da Casa de Carnes e do Entreposto irá contribuir com a geração de emprego e renda, e ampliação do movimento econômico.
A Secretária de Desenvolvimento Econômico do Município, Francieli Córdova também corrobora com a tese que a comercialização da carne em Palmeira irá agregar valor também a outros produtos produzidos no município. “Com certeza terá um enorme resultado econômico, atrelado aos produtores rurais e aos criadores de bovinos e ovinos, numa parceria de sucesso desde já”, destacou.
A Cooopertropas
Fundada em 25 de abril de 2016, inicialmente com apenas 28 cooperados, a Cooperativa de Carnes Nobres e Novilhos Precoces da Serra (Coopertropas), em parceria com a Epagri, deu início ao abate de novilhos precoces criados a pasto. No começo, eram apenas cinco carcaças semanais. Atualmente, a Cooperativa conta com 136 associados, porém com 89 ativos, e alcança a média de 250 a 280 carcaças ao mês. A distribuição é feita através do Supermercado Myatã, em Lages, e também para Campos Novos, Fraiburgo, Curitibanos, Videira e Florianópolis.
A expansão se dará através de franquias, além da instalação de duas Casas de Carnes em Lages. É pensamento futuro, atingir o mercado externo, mas esbarra na produção atual, sem sobra de produto. Em breve, toda a produção e distribuição estarão centradas no Entreposto, em Palmeira. O abate é feito em um frigorífico, em Otacílio Costa. As instalações da futura Casa de Carne e o Entreposto, em Palmeira, ficam às margens da SC 114, ao lado do posto de combustíveis, no acesso ao município.
Fotos: Paulo Chagas
Por Assessoria de Imprensa
PCV Assessoria & Comunicação
Deixe seu comentário