logo RCN
Imagem principal

UFSC representará o Brasil em competição internacional de futebol universitário

O time de futebol masculino da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) representará o Brasil na FISU America Fútbol de 22 de maio a 2 de junho, em Punta Del Este, Uruguai. A competição é organizada pela Federación Internacional del Deporte Universitario (FISU) e a convocação da UFSC veio da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

O campeonato é o equivalente ao Pan-Americano para o futebol universitário. A conquista do título garantirá uma vaga na Copa do Mundo Universitária. A UFSC foi convocada por ter sido a campeã nos Jogos Universitários Brasileiros, em 2023. Outro time de Santa Catarina também representará o Brasil: a equipe de futebol feminino da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

“Jogar o Pan-Americano para mim é algo incrível, tentei ser jogador de futebol assim como muitas crianças e não consegui, e jogar esse campeonato me aproxima desse sonho de infância. Me sinto muito feliz pela Universidade nos oferecer essa oportunidade e grato pelo esforço que todos fizemos para chegar onde estamos”, relata o estudante de Educação Física e atacante do time, Kaique Cavalcante.

“Hoje contamos com uma equipe qualificada e com ideias bem estabelecidas, devido a todos os treinos e competições já disputadas. Ela é composta por jogadores com experiência em grandes jogos, que os fez adquirir um nível de concentração e resiliência elevados”, complementa o treinador Miguel Fagundes.

Os estudantes convocados são: Angelo Gabriel Cassariego Perusso; Arthur Schappo; Felipe Vieira Cubas; Gabriel Martini Almeida de Oliveira; Guilherme Facco Barbosa; Guilherme André de Oliveira Fagundes; Guilherme Godoy Oliveira; Igor Hüttl Marques; João Pedro Motta Pereira; João Pedro Soares Coelho; Kaique Gonçalves Cavalcante; Kauã Gonçalves Cavalcante; Lucas Pinto Monteiro; Luiz Ricardo Sanchez Alves; Mateus Pereira dos Santos; Pablo Gondim de Oliveira; Rodrigo Silva da Cunha; Thierry de Sousa dos Santos Martins; e Vitor Augusto Espíndola.

Atletas são de diferentes cursos e participam do projeto de extensão

Os atletas da equipe da UFSC são de diferentes cursos da instituição: Letras Português; Educação Física; Engenharia Civil; Direito; Administração; Ciências Econômicas; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia Elétrica e Engenharia Sanitária e Ambiental. 

A equipe faz parte do projeto de extensão Futebol Universitário da UFSC, coordenado pelos professores do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Futebol e Futsal (Nupedeff), e serve de laboratório para os acadêmicos do Centro de Desportos (CDS) da UFSC que buscam atuar em comissões técnicas no futebol profissional. Segundo o coordenador técnico, que também integra o núcleo, o professor do Departamento de Educação Física do CDS, Juliano Fernandes, o sucesso do time consolida um trabalho de muitos anos.

“Participar desta competição é uma grande conquista para o Nupedeff, pois representa a solidificação de um projeto iniciado em 2015, o qual tem sido referência na formação de jovens que buscam atuar no futebol, assim como é um ambiente de prática esportiva academicamente orientada para os acadêmicos da instituição”, conta.

A comissão técnica é formada pelo coordenador técnico, professor Juliano Fernandes e o doutorando Lucas Shoiti como supervisor; os acadêmicos do curso de Educação Física: Miguel Fagundes, técnico da equipe; Pedro Passos, preparador físico; e Bruno Bernardes, analista de desempenho. O estudante de mestrado em Ciências da Reabilitação, do campus da UFSC em Araranguá, Luiz Prange também atua na equipe técnica como fisioterapeuta.

Apoios

A participação da UFSC nos jogos tem o apoio do Departamento de Esporte, Cultura e Lazer (DECL), da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC, do Centro de Desportos (CDS), e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). 


Curso de Medicina da UFSC Curitibanos é autorizado pelo MEC em solenidade em Brasília Anterior

Curso de Medicina da UFSC Curitibanos é autorizado pelo MEC em solenidade em Brasília

SES atua na garantia dos atendimentos de pacientes impactados pelas chuvas Próximo

SES atua na garantia dos atendimentos de pacientes impactados pelas chuvas

Deixe seu comentário